Busque no Telona

Um Homem Misterioso (2010)

[postlink]http://telona.blogspot.com/2011/01/um-homem-misterioso-2010.html[/postlink]http://www.youtube.com/watch?v=4ywmoXZwkA0endofvid

[starttext]
Trailer original em Inglês acima por motivos de qualidade de imagem. Trailer legendado abaixo.

Um Homem Misterioso (The American, 2010), do diretor Anton Corbijn, conta com a atuação cuidadosa de George Clooney, nesse suspense dramático diferente. 

Jack (Clooney), um assassino e especialista em armas, acaba de sofrer uma tentativa de assassinato na Suécia, onde a mulher por quem estava se apaixonando acaba morta. Para fugir de seus possíveis perseguidores, e tentar encerrar sua carreira, ele vai para a Itália.

Lá, entra em contato com Pavel, seu antigo empregador, para buscar ajuda e abrigo. Esse pede-lhe que Jack faça um último trabalho, algo totalmente "customizado", onde Jack nem mesmo teria de puxar o gatilho, apenas preparar o equipamento e ajudar no planejamento da ação, como um tipo de consultor. Mas, enquanto isso, ele deve permanecer extremamente discreto, numa pequena cidade italiana.

Assim, Jack se passa por um fotógrafo americano, buscando manter-se o mais discreto e recluso possível. Porém, nesse tempo em que aguarda, acaba por fazer amizade com o padre local, como também começa a apaixonar-se por Clara (Violante Placido), uma bela prostituta da cidade. Justamente aquilo que lhe foi pedido que não fizesse, ele o fez. Mas, ele fará o possível para terminar esse último trabalho o quanto antes, ao mesmo tempo em que se precavê contra possíveis perseguidores, os mesmos que teriam tentado matá-lo na Suécia.


Um Homem Misterioso é um filme difícil de ser classificado, sendo esse o erro dos marketeiros responsáveis pelo filme, que tentaram vendê-lo como um suspense e filme policial. Mas, não é o caso aqui. E, se enxergado da maneira correta, o filme toma outra perspectiva sob a visão do expectador.

Em minha opinião, esse filme aproxima-se mais de um drama intimista, que busca mostrar o lado humano do protagonista, como ele se sente, pelo que tem passado. É um filme mais subjetivo do que objetivo, mais introspectivo, que faz o expectador observar os detalhes de expressão dos atores, das situações pelas quais o personagem principal está passando.


Enfim, é um filme interessante, mas que também aqui será caso de ame-o ou odeie-o. Muitos não compreenderão o filme adequadamente, outros simplesmente dirão que não atingiu às expectativas, ou que o filme é fraco. Outros ainda, no entanto, podem dizer que Um Homem Misterioso é um verdadeiro achado, e falarão maravilhas sobre o filme.

Particularmente, eu gostei do filme, apesar de ter ficado meio confuso, ao final, sobre como me sentir em relação a ele. Não sei se porque o filme termina de forma um pouco diferente do que estava esperando, ou por algum outro motivo que ainda não descobri em mim mesmo.

De qualquer forma, recomendo o filme. Acho que vale muito a pena assistí-lo, pois é algo diferente do que se está acostumado para o gênero de filmes de suspense envolvendo assassinos de aluguél, além de ser algo não tão comum para a atuação de Clooney.

Veja o trailer legendado abaixo:



[endtext]

0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...