Busque no Telona

Nome de Família (2006)

[postlink]http://telona.blogspot.com/2010/07/nome-de-familia-2006.html[/postlink]http://www.youtube.com/watch?v=3M5TM94lqYYendofvid
[starttext]


Assistir esse filme foi uma surpresa agradável. Domingo à noite, após assistir Sr e Sra Smith na Tela Quente da Globo, resolvi apostar no filme que viria em seguida, na Sessão de Gala. Filme indiano...já imaginei que seria interessante, peculiar. Depois de alguns minutos de filme, mudam-se para os EUA. Humm, mais interessante. Aparentemente, seria um filme sobre choques entre culturas. Mas, acabou sendo um pouco mais do que isso. Foi um filme bastante recompensador. Mais satisfatório foi descobrir, depois, que o filme é baseado num best-seller, de Jhumpa Lahiri, que está se encaminhando para tornar-se clássico literário, já tendo ganhado um Pullitzer.

Ashoke está num trem indo visitar seu avô numa outra cidade da Índia. Estava lendo Gogol, famoso clássico Russo, quando um passageiro, em meio a conversa com ele, recomenda-lhe que viaje, conheça outros países, e que nunca se arrependeria se o fizesse. Logo em seguida, o trem descarrila.

Alguns anos depois, Ashoke volta à Índia para conhecer a mulher que seus pais queriam lhe apresentar como possível noiva. Casam-se, e vão morar em Nova York. E, lá, iniciam uma vida, tendo de adaptar-se a uma nova cultura, aceitarem e serem aceitos nela.

Os anos vão se passando, eles têm filhos em seu país adotivo, e esses filhos viverão entre dois mundos. Seus pais, indianos, seu país, americano...são criados seguindo alguns preceitos bengali (o povo de qual seus pais fazem parte), mas vivem numa sociedade ocidental completamente diferente. Mas, Ashoke e sua esposa Ashima são compreensivos, e sabem que terão de fazer seu melhor para a felicidade de seus filhos, Gogol e Sonia.

E Gogol, que recebeu o nome em homenagem ao escritor favorito de Ashoke, vive como entre dois mundos. Como criança, quis manter seu “apelido”, Gogol, mas ao crescer achou que esse nome poderia lhe causar problemas, então adota seu nome indiano oficial, Nikhil, ou Nick, como seria chamado na América.

Enfim...esse filme não fala somente de choque entre culturas nem somente do processo imigratório, mas fala principalmente de identidade. Afinal, quem somos?! Somos o resultado de nosso passado, de nossos ancestrais e sua cultura? Somos resultado do ambiente em que vivemos? Ou somos aquilo que decidimos ser?



Nome de Família é um filme que aborda essa questão, além de mostrar muita cor, muita cultura, mas o faz de forma sutil, sem forçar pontos de vista ao expectador. Os personagens são cativantes, as atuações bastante convincentes. Não é daqueles filmes que tenta forçar a barra nas falas, nas atuações, na trama.

Esse filme me surpreendeu, de forma muito positiva...ainda bem que fiquei acordado até tarde pra assistir a Sessão de Gala na TV...rs. Recomendo esse filme mesmo...não é cult, e nem chega a ser Hollywoodiano. Está na medida, bem equilibrado...bom para assistir com os amigos, ou com a família...

Informações do Filme
Ano: 2006
Título Original: The Namesake
País: Índia, EUA
Idiomas: Inglês, Hindu, Bengali, Francês
Gênero: Drama, Romance, Arte
Diretor: Mira Nair



[endtext]

0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...