Busque no Telona

Vicky Cristina Barcelona (2008)

[postlink]http://telona.blogspot.com/2009/01/vicky-cristina-barcelona.html[/postlink]
http://www.youtube.com/watch?v=B-RdUcXAKiwendofvid
[starttext]
(trailer acima em Inglês por motivos de qualidade de imagem; trailer legendado abaixo)

Texto de nossa editora convidada, Luciana Reis.

VickyCristinaBarcelona-poster Nessa comédia dramática (Vicky Cristina Barcelona, 2008), a aventureira Cristina (Scarlett Johansson) e a conservadora Vicky (Rebecca Hall), são jovens americanas que vão passar férias de verão em  Barcelona. Os momentos de turismo das personagens são também os do espectador que não conhece Barcelona e Oviedo. É possível conferir além das magníficas obras de Gaudí, o envolvente som da guitarra espanhola, os jantares  regados a muito vinho, as construções antigas mas utilizadas até hoje como moradia.  E também  toda a poesia, e arte transmitida por Javier Bardem que assim como sua ex-esposa Penélope Cruz, são pintores. Sem contar que  a trilha sonora é muito envolvente, acrescida das belas paisagens.

O personagem de Penélope Cruz é o da mulher passional, que vive intensamente, cada segundo. Intensa: essa é a palavra de define o personagem de Maria Elena. Cristina é a insatisfeita, que não sabe o que quer, mas sabe bem o que não quer. E Vicky sempre foi decidida e racional até encontrar com o pintor interpretado por Javier Bardem.

Aliás o filme de Woody Allen retrata o espírito feminino para nenhum Almodóvar colocar defeito. Eu não consegui escolher um personagem com o qual me pareço mais. Acho que sou um pouco de cada uma das personagens. Um pouco da conservadora e conformada Vicky, mas também um pouco da sonhadora e aventureira Cristina. Acredito que a idéia do diretor não foi estereotipar as mulheres... mas mostrar seus diversos comportamentos em relação as reviravoltas que são pregadas pela vida e pelo amor.

Ah e a tão comentada  cena do beijo entre Penélope Cruz e Scarlett Johansson é tão sutil, natural, contada em flash black... que apesar de um beijo entre mulheres no cinema, não merece todo esse frisson e alarde que fizeram. E a maneira como a cena é contada, os ouvintes reagem como os espectadores mais conservadores: surpresos e em silêncio. Não é polêmico. É natural.

Um filme para ser assistido e discutido depois na mesa de um bar entre homens e mulheres, porque dá muito  pano para manga: pode-se  falar de amor, de mulheres, de escolhas, de relações...

O filme mostra as nuances do amor através do espírito feminino e mostra que você pode vivê-lo de acordo com sua escolha.

Não espere também uma resposta do filme.
Sinta-o!

Veja o trailer do filme abaixo:


[endtext]

0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...