Busque no Telona

Gattaca (1997)

[postlink]http://telona.blogspot.com/2009/01/gattaca-uma-ficcao-real-e-comovente.html[/postlink]
http://www.youtube.com/watch?v=m_nkVmRSpfEendofvid
[starttext]
(trailer legendado indisponível)

gattaca
Gattaca – uma experiência genética (Gattaca, 1997), do diretor Andrew Niccol, e com atuações de Ethan Hawke, Uma Thurman e Jude Law, é um filme de ficção que trata da questão do preconceito em sua forma mais curiosa, o preconceito genético.

TEMA
Num futuro próximo, a medicina evoluiu a tal ponto em que os bebês, assim que nascidos, já tinham o diagnóstico de todas as suas predisposições genéticas, incluindo a data quase exata de sua morte, excluindo as obras do destino, claro. E, em sua evolução seguinte, os bebês deixaram de ser fecundados da maneira “tradicional”, passando todos a serem gerados “in vitro”, removendo-se todas as suas possíveis imperfeições genéticas, ou seja, todos passaram a ser pessoas fisicamente “perfeitas”. Aqueles que haviam sido gerados através do “amor” entre seus pais, da forma fisiológicamente tradicional, foram considerados “inválidos” pela sociedade, em contraposição à grande maioria gerada geneticamente melhorados, os “válidos”.
SINOPSE
20070509-ethan-hawke-gattaca Vincent (Ethan Hawke) nasceu da forma tradicional, com previsão de morte em torno de seus 30 anos de idade, de problemas cardíacos, também com problemas oftalmológicos e sem grande energia para exercícios físicos. Seu irmão, Anton, devido ao choque dos pais pela condição de Vincent, foi gerado genéticamente perfeito. Assim, o destino de Vincent estava teoricamente traçado. Rejeitado pela sociedade, fadado à condição de trabalhador braçal e exclusão social.
Mas, Vincent tinha o sonho de ser astronauta, apaixonado pelo Universo, pelos outros planetas do sistemas solar, já que em seu próprio era rejeitado. Porém, somente os geneticamente perfeitos tinham a possibilidade de entrar para Gattaca, a mais respeitada agência espacial do mundo.

gattaca-splshPorém, Vincent não desistiria fácil, e através de um “agente” do submundo, consegue um esquema com um geneticamente perfeito, Jerome (Jude Law), para assumir sua identidade e entrar para Gattaca. Com um estoque de amostras de sangue, urina, e restos fisiológicos, ele consegue passar por um “válido”, e demonstra-se um dos melhores astronautas no centro de trainamento espacial, aguardando por sua grande missão, uma viagem de um ano à uma lua de Saturno.
Como nem tudo são flores, algo acontece, e Vincent terá de fazer de tudo para não deixar sua verdadeira identidade ser descoberta, inclusive enganar sua própria amada, a também candidata a astronauta Irene (Uma Thurman).

OPINIÃO

Como cada pessoa tem seu próprio gosto, o filme pode tanto te comover, como te entediar. Pessoalmente, este filme entra em minha lista de um dos melhores de todos os tempos, não por ter efeitos especiais fantásticos (pois isso o filme não tem), mas pela bela e comovente forma de abordar um tema polêmico, o do preconceito humano.

De certa forma, aborda a questão do preconceito de forma neutra para as questões sociais atuais, pois não toca em nenhum tipo de preconceito latente no mundo contemporâneo. E, assim, mostra que o ser humano é sempre cheio de preconceitos e medos, algo que está sempre presente em nossa sociedade, não importa o quanto achamos que tenhamos evoluído.

A fotografia do filme é bela e a preocupação com o roteiro supera a questão da cenografia e vestuário, que mostra uma fusão entre o passado, presente e futuro.
Esse é um tipo de filme em que o expectador não deve prestar atenção em detalhes cenográficos, e sim na trama, que é comovente, pois ao mesmo tempo em que mostra o preconceito, também exibe diversas demonstrações de bondade e solidariedade da alma humana, seus sacrifícios, dores, medos e amores/esperança.

Vale muito a pena conferir!!!


[endtext]

0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...