Busque no Telona

Feliz Natal (2005)

[postlink]http://telona.blogspot.com/2007/07/feliz-natal-humanidade-e-fraternidade.html[/postlink]http://www.youtube.com/watch?v=fighueJTqKsendofvid
[starttext]
(trailer legendado indisponível)

Uma bela produção conjunta de França, Alemanha e Inglaterra, com direção de Christian Carrion e contando com Diane Kruger (Tróia, 2004) no elenco. Feliz Natal (Joyeux Noël, 2005) é ambientado no início da Primeira Guerra Mundial, em 1914, focando nas histórias de soldados franceses, alemães e escoceses. Baseado em acontecimentos reais, com atuações, direção e produção concisas, Feliz Natal é um show de humanidade e esperança, muito bem sucedido em relatar uma inusitada e impressionante situação que nos faz acreditar que o ser humano ainda tem uma chance de evoluir e, talvez, até mesmo conseguir criar um mundo melhor.

O clima de hostilidade que precedia a guerra dava claras demonstrações das richas entre determinados países da Europa. Alemães entoavam canções contra os Ingleses, e estes incutiam em suas crianças o ódio contra os alemães. A guerra era iminente, mas por trás das inimizades políticas a população em si não tinha grandes motivos para o combate entre nações.

Quando é declarada a guerra, apesar da empolgação de alguns mais exaltados, os soldados deparam-se com a dura realidade da bárbarie da agreção entre nações. No campo de batalha, face à morte de companheiros, à expectativa de continuar vivos após um ataque, vivendo o constante medo de serem surpreendidos pelo inimigo, a tensão no front é quase insuportável.

Mas, o Natal no primeiro ano da guerra aproxima-se e a lembrança das festividades em família atinge os soldados das diversas nações. E é aí que o mais impressionante acontece, nas véspera do Natal, quando numa frente de batalha com trincheiras inimigas face a face soldados dos três exércitos em batalha começam a levantar cânticos natalinos. Em meio a atmosfera mágica da ocasião, exércitos aliados e inimigos decidem fazer um breve cessar-fogo para o Natal e enterro dos mortos. O que sucede são belas demonstrações de humanidade e amor por parte dos soldados, a consciência de que a guerra é um mal determinado por pessoas gananciosas dos altos escalões, que nunca correrão os riscos de estar na frente de batalha.

Para quem assistir o DVD do filme, vale a pena também assistir a entrevista com o diretor presente nos extras.
O filme é baseado em relatos e documentos verdadeiros da época da Primeira Guerra, mas que não se limitam ao período em que se passa o filme. Por mais incrível que possa parecer, houveram confraternizações de Natal no front também nos anos seguintes, fato que tentou-se esconder ao máximo pelo alto comando dos exércitos envolvidos.

Eu realmente recomendo esse filme, uma verdadeira obra de arte, não apenas para pessoas que curtem um bom drama ou filme de guerra, mas para qualquer pessoa que queira acreditar no bem que existe no coração humano, apesar de toda maldade que ainda habita nosso mundo.
Vale a pena conferir!

Nota: Para saber mais sobre a trégua do Natal de 1914, clique aqui ou acesse http://en.wikipedia.org/wiki/Christmas_truce.

[endtext]

0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...