Busque no Telona

Máscara da Ilusão (2006)

[postlink]http://telona.blogspot.com/2007/06/mscara-da-iluso-fantasia-e-magia-com.html[/postlink]
http://www.youtube.com/watch?v=2pbNMf0FZJwendofvid
[starttext]
(trailer legendado indisponível; trailer alternativo abaixo)

Talvez você já tenha ouvido falar do gênio criativo de Neil Gaiman em histórias como Sandman, ou Constantine. Fábulas cheias de fantasia, misturando um mundo de mitos com sagas introspectivas e psicológicas de forma única.

Se isso chama sua atenção, ou se você gosta de filmes visualmente inovadores, ou fora do tradicional, então você deve assistir “Máscara da Ilusão” (Mirror Mask – 2006), de Neil Gaiman e Dave McKean.
O filme traz às telas um mundo de sonhos, onde a imagem de uma menina mergulha num ambiente de imagens marcantes e surreais. O visual é o que mais se destaca, porém a trama também prende a atenção do espectador, que tem a oportunidade de fantasiar junto com a personagem e descobrir um universo novo, onírico.

O longa narra a história de Helena, uma menina filha de donos de circo que se vê em meio a uma vida artística da qual não teve a escolha de tomar parte. Tudo o que ela deseja é ter uma vida “normal”. Até que, um dia, após um momento de tensão na família, ela descobre-se em um mundo novo, como se estivesse em um sonho. O ambiente a sua volta parece com os desenhos que fazia com frequencia e todas as pessoas não tem rostos e, sim, máscaras. Logo, ela percebe que esse mundo está a beira de um colapso, pois a harmonia do lugar havia sido quebrada após a fuga da filha da Rainha da Escuridão. A Rainha da Luz deve ser acordada de seu estado de profundo sono e a única coisa que pode realizar isso é a Máscara da Ilusão, que está perdida e praticamente ninguém jamais a viu antes.

É muito interessante observar a jornada de auto-descoberta realizada pela personagem Helena, aos poucos tomando conhecimento dos paralelos entre esse novo mundo e sua vida real. E junto com a fantástica fotografia do filme, somos levados em uma encantadora aventura, como se passeássemos por mente e obra de algum artista surrealista (ou algo do gênero, já que não entendo muito de arte). Na verdade, a dualidade existente nesse mundo espetacular reflete os próprios conflitos internos da personagem e os desentendimentos com sua mãe. Ou seja, por mais que exista a fantasia, o que realmente conta aqui é uma análise das tensões familiares e seus efeitos no subconsciente.

Enfim, o resultado é uma obra cativante, visualmente atrativa, capaz de fazer-nos voltar os olhos para dentro de nós mesmos, de nossos desejos e anseios, de nossos medos, angústias e esperanças.
Esse eu também recomendo.

Trailer alternativo:



[endtext]

0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...