Busque no Telona

Lanterna Verde (2011)

[postlink]http://telona.blogspot.com/2011/09/lanterna-verde-2011.html[/postlink]http://www.youtube.com/watch?v=KZ4afeCC8vUendofvid

[starttext]

Lanterna Verde (Green Lantern, 2011), do diretor Martin Campbell, foi a grande promessa de filme e super-herói de 2011, com Ryan Reynolds, Blake Lively e Tim Robbins no elenco.

O filme conta a história de um destemido piloto de testes que é escolhido para substituir o maior dos defensores da paz na galáxia, Abin Sur. Nunca antes um humano havia sido escolhido para fazer parte do poderoso esquadrão dos Lanternas Verde, os protetores da paz intergalática. Mas, ferido mortalmente pelo temido vilão Parallax, Abin Sur dirige-se ao planeta mais próximo, e ordena a seu anel "mágico" que encontre o melhor sucessor possível.

Hal Jordan (Ryan Reynolds) é um piloto de testes aparentemente sem medo, que ainda tem dificuldades em aceitar a morte de seu corajoso pai, também aviador. Após receber a tarefa de suceder o maior dos Lanternas Verde, Hal terá de lutar contra sua própria falta de fé em si mesmo, especialmente quando o maior vilão da galáxia ameaça destruir a Terra para, em seguida, eliminar Oa' (o planeta cujo núcleo é a fonte de força dos protetores da paz) do Universo.

Para ser um bom Lanterna Verde, Hal terá de dominar a força de sua vontade, pois a vontade é a fonte do poder canalizado pelo anel. Além da vontade, também terá de dominar seu medo, outra poderosa fonte de força, através da qual Parallax ameaça a paz do Universo. Assim, Hal terá uma árdua tarefa à sua frente, ao mesmo tempo em que tenta não desapontar seu grande amor, a bela Carol Ferris (Blake Lively).

Lanterna Verde foi um filme muito aguardado, especialmente pelos trailers que prometiam belíssimos efeitos visuais, ação de tirar o fôlego e uma história interessante. Parecia que seria um filme ainda mais interessante do que Homem Aranha havia sido na época de seu lançamento.

Confesso que havia ficado muito curioso e interessado em assistir o filme. Aguardei bastante esse momento, até que finalmente tive a oportunidade. Já havia ouvido, de outras pessoas que assistiram o filme antes de mim, que Lanterna Verde havia sido uma grande frustração. Mas, resisti um pouco em acreditar.

Bom, realmente, fiquei desapontado. O filme, em si, não é de todo ruim, nem é o pior filme de super herói já feito. Mas, o que realmente desaponta é que ele poderia ter sido um grande filme, e falhou ao tentar. Por algum motivo, produtores ou diretor focaram-se excessivamente nos efeitos especiais, deixando a trama completamente oca.

O problema de Lanterna Verde é exatamente esse, pouco trabalho e cuidado na criação do roteiro, ou na execução ao contar a história. Ao terminar de assistir o filme, algo me pareceu estar faltando. Não houve desenvolvimento adequado dos personagens, apesar de terem tentado, parcamente, mas tentaram. E, no que tentaram, de forma mal feita, realizar um pouco de desenvolvimento de personagens, acabaram também deixando de lado parte da ação, de elementos que interessariam a audiência.

Ou seja, os personagens tiveram mal desenvolvimento, a ação foi fraca, não vemos suficientemente a força do anel, que é exatamente aquilo que atrai o público de Lanterna Verde, e o filme acabou ficando fraco. OK, há várias demonstrações do uso do anel, mas de forma muito superficial, cenas rápidas do treinamento de Hal. Além do mais, metade do filme é focado na dúvida de Hal em tornar-se um Lanterna Verde legítimo, e isso acabou ficando um pouco exagerado no filme.

O que nos parece é que seguiram uma receita muito fraca, a parte mais fraca de outros filmes como Homem Aranha e o último Super Homem. Buscaram realizar ceninhas engraçadinhas, um misto de comédia e ação, e o resultado ficou aquém das expectativas. Parece que os responsáveis pelo filme não aprenderam com os erros de produções anteriores, que buscam mais por realismo e objetividade nos filmes de super heróis, e menos comédiazinha sem sal, algo que condenou diversos outros longas do gênero.

Enfim, vale a pena assistir o filme pela beleza dos efeitos especiais, mas Lanterna Verde é um daqueles filmes que você assistirá, provavelmente, apenas uma vez, e não falará muito dele após isso. Eu daria uma nota 6.

[endtext]

0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...