Busque no Telona

Karate Kid (2010), o "remake"

[postlink]http://telona.blogspot.com/2010/07/karate-kid-2010-o-remake.html[/postlink]
http://www.youtube.com/watch?v=CTzw0QV8R3gendofvid
[starttext]
Como eu disse em meu post anterior sobre o filme, "era só o que faltava, um remake do filme Karate Kid", de 1984! E como todo remake, algumas coisas são alteradas, mexidas…tentam “melhorar” alguma coisa, não que consigam toda vez.

“Karate Kid” (The Karate Kid, 2010), do diretor Harald Zwart, conta com Jackie Chan e Jaden Smith (filho do ator Will Smith, que atuou com ele em “Em busca da felicidade”) no elenco. Aparentemente, nenhum membro da equipe original do filme Karate Kid de 1984 está nessa nova produção.

Assim como no filme original, o filme conta a história de uma mãe solteira que se muda com o filho por causa de seu trabalho. O pobre coitado do filme acaba se envolvendo em brigas com os valentões locais, que além de andarem em "gangue" ainda lutam artes marciais. O fracote acaba encontrando um professor de artes marciais pouco convencional, que o ensina a lutar (para se defender apenas), mas que o coloca em outra encrenca: para ficar livre dos valentões que lhe davam uma surra, terá de enfrentá-los no campeonato de artes marciais local.

Bom, essas foram as semelhanças. No entanto, o filme original chamava-se Karate Kid pois o moleque teria de lutar Karate, assim como seus agressores. No remake de 2010, eles lutarão Kung Fu. Bom, Kung Fu é uma arte marcial chinesa, e o remake se passa na China, ao invés dos EUA, e o Sr. Miyagi (japonês) torna-se o Sr Han (chinês).

Daniel Larusso, do filme original, também era um adolescente de 16 anos, já na fase de apaixonar-se pelas lindas adolescentes da escola. No remake, Dre (o novo "Larusso") tem apenas 12 anos, e não tem paixões adolescentes, apesar de ficar de olho na chinesinha mais popular (se for esse mesmo o caso) da escola. E, a propósito, antes tinhamos o famoso apelido "Daniel-San" (pelo qual tantas vezes fui chamado)...mas, agora, temos um pouco utilizado "Shal-Dre".
Os clássicos "encerar carro, lixa assoalho, pintar a cerca e pintar a casa" também foram substituídos por um simples, embora mais poderoso, "tirar e colocar o casaco".

Enfim, confesso que um certo "saudosismo" me impede de olhar o filme novo com total imparcialidade e objetividade. Afinal, para quem está na casa dos 30 anos de idade, como eu, devem ter visto muito Karate Kid na Sessão da Tarde da TV Globo. E mais, ainda lembro de ter assistido Karate Kid 2 (1986) e Karate Kid 3 (1989) no cinema.

Mas, saudosismos à parte...as atuações de Jackie Chan e Jaden Smith parecem bastante mais convincentes do que as de Ralph Macchio (Daniel Larusso) e Pat Morita (Sr Miyagi). Bom, o Sr Miyagi até que estava bem no filme de 1984, mas o Ralph Macchio não convenceu ninguém (talvez só na época, onde as atuações bizarras eram moda). Jaden Smith realmente se esforçou muito para as cenas de luta, muito bem realizadas e com melhor enfoque, o total oposto de Ralph Macchio, que deixa a todos se perguntando como é que ele foi capaz de fazer seu personagem vencer qualquer luta que fosse.

Enfim, vale à pena conferir o remake, seja para os que são contemporâneos do original, seja para os que nunca viram Karate Kid na vida. Confira os trailers abaixo!

Karate Kid, 1984 - trailer



Karate Kid 2, 1986 - trailer



Karate Kid 3, 1989



[endtext]

0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...