Busque no Telona

Ensaio sobre a cegueira (2008)

[postlink]http://telona.blogspot.com/2009/03/ensaio-sobre-cegueira-o-classico-da.html[/postlink]http://www.youtube.com/watch?v=5vY7EUAmcP8endofvid
[starttext]
(trailer acima em Inglês por motivos de qualidade de imagem; trailer legendado abaixo)

id744img2Ensaio sobre a cegueira (Blindness, 2008), de Fernando Meirelles, com Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover, Gael García Bernal e Alice Braga, traz às telas o clássico da literatura, do Nobel José Saramago.

“A trama narra uma inexplicável epidemia de cegueira e se passa em grande parte dentro de uma estrutura de confinamento para os que perderam a visão. Nos claustrofóbicos interiores, o Ensaio Sobre a Cegueira do trio vale-se de superexposição, foco e abstracionismo sensível, mas usando apenas variações tonais dessaturadas que levam ao branco, com surpreendente resultado. Nos vazios exteriores do terceiro ato, um amálgama urbano formado por partes de São Paulo e Montevidéu, encontramos outro tipo de contraste e, enfim, o preto - na seqüência mais "cega" do filme, excepcional.” (site Omelete, 11.09.08)

Para quem leu o livro (como eu), é uma história que vale a pena assistir na Telona, ou melhor, em DVD, já disponível nas locadoras. Claro, o livro é muito mais impactante, mais forte, mais intenso, pois há certas coisas que o cinema ainda não consegue reproduzir dos livros. No livro, nos sentimos na pele de um dos “cegos”, lutando pela sobrevivência, e convivendo com a podridão criada pela própria podridão do ser humano. Mas, Meirelles fez um ótimo trabalho ao adaptar esse maravilhoso livro.

O filme é uma produção conjunta de Brasil, Canadá e Japão, e rodado parte no Brasil (São Paulo), parte no Uruguai e parte no Canadá.

Assista. Vale a pena.





Assista o trailer abaixo:



[endtext]

0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...