Busque no Telona

Anônimo, 2011

[postlink]http://telona.blogspot.com/2012/04/anonimo-2011.html[/postlink]http://www.youtube.com/watch?v=BEcmpb-xSq0endofvid

[starttext]

Anônimo (Anonymous, 2011), do diretor Roland Emmerich, com Rhys Ifans e Vanessa Redgrave no elenco, é um longa que conta a história do antigo debate sobre a provável verdadeira identidade do mais aclamado escritor Inglês de todos os tempos: William Shakespeare.

Há mais de um ou dois séculos, a questão em torno da verdadeira identidade identidade de Shakespeare tem sido um debate polêmico com alguns fortes defensores da idéia de que William Shakespeare não passava de um "marionete", ou uma fachada, para o verdadeiro escritor das celebradas peças teatrais e poemas que consagraram seu autor.

O debate sobre essa questionável autoria tem início, principalmente, quando se estuda a biografia de Shakespeare, um homem simples da Inglaterra elizabetana, que teria sido educado de maneira muito simples, o que não condiz com a escrita tão elaborada e inovadora atribuida a ele. Além disso, quase não há documentos que contenham a assinatura de Shakespeare, feita de próprio punho, algo um tanto estranho para alguém que teria feito da escrita seu principal meio de vida.

Enfim, esse embate já ocorre há séculos, e muitos "candidatos" à verdadeira autoria dos textos shakespearianos foram elencados, sendo que a mais forte corrente de pensamento sobre o assunto afirma que o verdadeiro Shakespeare teria sido o conde de Oxford, Sir Edward de Vere. Isso porquê muito da biografia do conde contém semelhança forte com os escritos das obras mencionadas, além de seu grande conhecimento da côrte (algo sempre presente nos textos), seu envolvimento com a rainha Elizabeth, entre tantos outros elementos.

Há bastante material de estudo sobre o assunto na seguinte página da Wikipedia, entre tantos outros meios:

Sinopse


Numa Inglaterra onde a política mais parecia um campo minado, e os nobres tinham responsabilidades a cumprir, sendo praticamente impedidos de realizar certas ações mundanas, o órfão conde de Oxford tentava controlar sua paixão pela escrita de peças teatrais populares. Afinal, um conde só poderia escrever textos para seus pares nobres, não para o povo, e muito menos tocar em temas políticos que minassem o poder da nobreza, e muito menos o da monarquia.

Assim, o conde de Oxford, Edward de Vere, antigo amante da rainha Elizabeth, que era praticamente controlada por seu acessor, Sir Cecil, acaba por ter uma idéia, mesmo que a contragosto. Elege o encrencado escritor Ben Jonson para assumir a autoria de seus textos, de modo que pudessem ser encenados para o público Inglês, assim realizando seu sonho de ver suas peças ganharem vida e observar a reação da audiência. Mas, algo sai errado, e um quase analfabeto ator popular acaba por colocar seu nome nas obras: seu nome, William Shakespeare.

Sem encontrar outra solução, o conde de Oxford acaba por concordar com o pilantra, e aceita que Shakespeare continue a assumir a autoria de seus textos. E assim a história prossegue. Uma Inglaterra bastante instável, uma rainha manipulável, e o conde utilizando sua escrita como forma de influenciar a grande massa do povo Inglês, assumindo a máxima de que "as palavras são mais fortes do que a espada".

Crítica


Anônimo é um belo filme que conta uma história bastante controversa, já que alguns poucos afirmam com grande convicção a história da grande farsa shakespeariana, e a maioria dos acadêmicos prefere simplesmente ignorar a questão da autoria.

O longa conta a história de forma bastante interessante, com um elenco muito competente, mostrando através de flashbacks os momentos importantes e significativos da vida do Conde de Oxford, sua paixão pela escrita e os eventos que o levaram a ser forçado a abdicar do reconhecimento pela autoria de seus trabalhos.

A trama contém suspense, drama, ação, cenas de guerra e muitos elementos que conseguem captar a atenção do espectador, que fica preso à história até o último minuto, curioso para saber sobre o desenrolar da trama, que mistura ficção e História.

O filme superou minhas expectativas, e apesar de ter uma boa nota no IMDB, um sólido 6.8 até o momento, acredito que mereceria uma nota/classificação ainda melhor. Vale a pena assistir, especialmente se você se interessa pela obra desse grande autor.

[endtext]

0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...